Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Para alívio de muitos pré-candidatos a federação entre UB, PP e Republicano não afetará articulações em 2024

Uma negociação em curso pode levar ao surgimento do maior grupo político no Congresso Nacional com a união de 3 gigantes Partidos Políticos. Políticos influentes no PP, União Brasil e Republicanos debatem a formação de uma federação de centro-direita que uniria os 3 partidos. 

A tríplice na verdade é o retorno de uma negociação de outra que ficou paralisada na 2ª  semestre de 2023. Na época, PP e União Brasil conversavam sobre uma fusão. Agora, o Republicanos, de Marcos Pereira, juntou-se ao grupo. E há simpatia de alguns dos principais políticos dos 3 partidos. 

O cálculo é que, no ato de fundação, o grupo se tornaria líder em 3 dos principais quesitos quando se analisa o tamanho de partidos políticos. Teria a maior bancada de deputados federais, com 151 representantes e maior bancado no senado com 17 representantes. E também o maior número de prefeitos. O cálculo, nesse caso, é mais impreciso. Dizem que seria perto de 1.500.

Os três principais partidos de centro no Congresso Nacional negociam discretamente a criação da “super-federação” que fará aumentar de maneira significativa a musculatura do chamado “centrão”. 

A aliança está sendo costurada pelos dirigentes dos partidos Progressistas (PP), União Brasil e Republicanos e deve ser anunciada em breve caso se concretize. No Estado Potiguar ambos os partidos são representados pelo ex-senador José Agripino Maia e pelo prefeito de Natal Alvaro Dias respectivamente.

O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, é entusiasta da ideia. No Rio Grande do Norte representado pelo Deputado Federal João Maia.

Quando o assunto começou a transitar nas rodas políticas até chegar entre postulantes a cargos de vereador e prefeito com vistas às eleições de 7 de outubro deste ano, gerou uma dúvida e medo gigante. Pegando de surpresa vários pré-candidatos à respectivos cargos e partidos, onde muitos em seus municípios estão em palanques diferentes.

No entanto, o ex-senador e líder político do União Brasil, garante que a federação não afetara as eleições municipais deste ano, tranquilizando os políticos em todo interior do Estado inscritos nesses partido ou com embarque já agendado.

Postar um comentário

0 Comentários