Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Macau: Moradores reclamam que Correios não chega às suas casas

Ruas sem nomes oficiais prejudicam moradores que deixam de ter acesso a vários serviços


Os moradores da Ilha de Santana em Macau, sofrem com a falta dos serviços dos Correios. As correspondências não chegam nas residências. O morador da ilha de Santana, Jorge Pinto, ex-secretário de Educação e também de Administração em gestões passadas, em contato com o blog pede as autoridades mais atenção com o distrito da Ilha de Santana. 2º Jorge, na Ilha, moradores para receber suas correspondência tem que se dirigirem aos correios no centro da cidade de Macau, ou ficam com suas contas em atraso, além de que outras correspondências podem retornar ao endereço de origem.

O blog procurou o prefeito da cidade, Zé Antonio para saber se a atual gestão tem algo a dizer sobre o problema que os moradores daquela localidade sofre a anos.

2º o prefeito, a prefeitura de Macau sob seu comando, já providenciou junto aos moradores da Ilha a coleta de nomes destinados às ruas do distrito. Zé Antonio, ainda disse que aguarda da população as informações de cada nomes escolhidos por eles para que seja feito o projetos de lei que vai propor a concessão de nomes para cada uma das ruas da Ilha de Santana.

A Prefeitura de Macau, deverá encaminhar para a Câmara Municipal já no 1º semestre o PL que oficializa os nomes das ruas.

São cerca de 40 ruas que serão nominadas a partir das escolhas dos moradores, ainda 2º Zé Antonio os nomes dados às ruas foram nomes de moradores, mais que esses não estavam devidamente informados de quem se tratavam, o que tinham sido ou ainda o que teriam representado na comunidade.

O prefeito informou ao blog que havia opinado que as ruas tivessem nomes de peixes, mas a população achou por bem homenagear antigos moradores.

O nome a uma rua ou logradouro, são de suma importância para que seus moradores possam serem identificados através de seus endereços de correspondências. A ausência de nome oficial para uma rua pode criar muitas dificuldades para todas as pessoas que nela residem. Fica mais difícil para alguém explicar corretamente onde mora, se a pessoa reside numa rua sem nome, isso gera problemas inclusive para o recebimento de correspondências, encomendas e cobranças. O nome de uma rua é muito importante e faz parte do chamado endereço, juntamente com o bairro, o CEP, o número do imóvel e a cidade onde reside o morador.

Sem o endereço residencial as pessoas não têm 1 direito elementar de cidadania, o de receber correspondências em suas casas, sendo assim, excluídas do mapa da comunicação postal. Só depois das ruas serem legalizadas pela prefeitura, é que a Empresa de Correios - ECT, registra o Código de Endereçamento Postal (CEP).

Sem nomes nas ruas reconhecidos por lei, o morador, muitas vezes, se vê obrigado a utilizar o endereço “emprestado” de algum conhecido para receber as correspondências. Ou ainda, se dirigir a órgão dos Correios e pegar suas correspondências.

No ano de 2019, a Câmara Municipal, por preposição do então presidente, vereador Jairton Medeiros Pintinho, realizou uma Audiência Pública com os moradores da Ilha de Santana, onde a discursão fora sobre a denominação de nomes de ruas do distrito. 

O blog também tentou por várias vezes o contato com os Correios, mas não tivemos retorno.

Postar um comentário

0 Comentários