Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Lula dar ordem a Haddad para que volte imposto que aumenta preços dos combustíveis

Taxa de PIS/Confis está suspensa só até 31 de dezembro. Lula não vai renovar a isenção, arrecadação será de R$ 50 bilhões em 2023 cidadão vai pagar a conta


Haddad comunicou a decisão de Lula ontem à tarde por meio de mensagem no celular, segundo fontes do governo Bolsonaro. A prorrogação daria tempo para o novo governo se posicionar e tomar a decisão em torno da desoneração. Sem ela, ocorre o aumento dos preços, com impacto na inflação. Por outro lado, depois da PEC da Transição, que aumentou a licença para gastos, o futuro governo conta com o aumento da arrecadação para diminuir o déficit nas contas públicas já contratado para 2023. 

O impacto da prorrogação da medida seria de R$ 52,9 bilhões no ano cheio.

O prazo da isenção termina em 31 de dezembro. A desoneração foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em meio à crise da alta dos preços no mercado internacional.

O acordo foi repassado ao secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, para preparar a elaboração do texto, que será encaminhado à Casa Civil. A expectativa de Guedes e Haddad é que a assinatura de Bolsonaro ocorra até o fim de semana. Se o chefe do Executivo não assinar a proposta até 31 de dezembro, a cobrança dos impostos voltará a partir de janeiro.

Postar um comentário

0 Comentários