Com o progresso crescente das faixas etárias contempladas pelo plano de vacinação contra a Covid-19, o número de internações continua em queda em todo o país.
Segundo dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), durante a semana epidemiológica entre os dias 18 e 24 de julho, 5.331 pessoas deram entrada em leitos de UTI (unidade de terapia intensiva). O número representa queda de 38,1% em relação as três semanas anteriores (27 de junho a 3 de julho), quando 8.625 pacientes foram internados em unidades de terapia intensiva.
O levantamento foi realizado pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com base nos registros das hospitalizações até 24 de julho. O período foi escolhido por causa da defasagem na atualização dos casos, o que faz com que quanto mais recente mais incompleto o banco de dados é.
A curva decrescente de internações vem sendo contabilizada desde junho, quando a diferença em relação ao mês anterior já apontava uma queda de 13,4%, segundo análise feita pelo Metrópoles.
Veja, a seguir, gráfico com a evolução das hospitalizações causadas pela doença desde o início da pandemia no país:
Para os pesquisadores, a quantidade de hospitalizações e óbitos ainda está em patamares elevados, com risco de agravamento nas próximas semanas caso não sejam adotadas medidas para evitar aglomerações. Fato também apontado por César Carranza.
0 Comentários