Muitos ainda por trás da moita serão descobertos, quando menos esperam a casa cai. Foi o que ocorreu ontem com o vereador Janailton (PROS) do munícipio de Caiçara do Norte e o controlador da Câmara Municipal, Clenilson da Silva Costa, foram presos temporariamente e afastados dos cargos em uma operação deflagrada pelo Ministério Público nesta quinta (27).
Segundo o MP, a operação Raposa tem objetivo é apurar um suposto esquema de desvios de recursos públicos na Câmara Municipal do município. A Casa Legislativa foi alvo de mandado de busca e apreensão.
O vereador juntamente com o controlador da Câmara fazem 2º o Ministério Público parte do esquema que usaria contas de “laranjas” para possível recebimento de recursos públicos desviados dos cofres municipais.
Ainda 2º o MP, os crimes investigados seriam ocultação e lavagem de ativos, além de peculato, falsificação de documento público e associação criminosa.
A operação Raposa contou com o apoio da Polícia Militar. foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão, todos em Caiçara do Norte.
Ao todo, 6 promotores de Justiça, 18 servidores do MPRN e 24 policiais militares participaram da ação nesta quinta-feira.
No pedido para prisão de Janailton Ferreira, o MPRN afirmou que o vereador “exerce grande influência no Município de Caiçara do Norte, logo, caso permaneça em liberdade, poderá agir de modo a ocultar/destruir eventuais provas ou até mesmo embaraçar as investigações”.
O material apreendido na operação será analisado pelo MPRN para apurar se há envolvimento e mais pessoas no esquema.
As prisões temporárias de Janailton Francisco Ferreira e de Clenilson da Silva Costa são de 5 dias, podendo ser prorrogadas por igual período, caso não haja decretações de prisões preventivas.
0 Comentários