Bastidores da Queda
Revista Veja teve acesso exclusivo ao relato em que Eduardo Cunha conta bastidores inéditos do impeachment de Dilma Rousseff e expõe sem pudores um duro jogo de chantagens mútuas, lobby de empresários graúdos e propostas indecentes que serão contadas no livro do ex-deputado, preso em domicilio e protagonista da cassação da presidente.
Há cerca de um ano, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha saía da penitenciária Bangu 8 para sua casa na Barra da Tijuca, beneficiando-se do direito à prisão domiciliar. De volta ao lar, mesmo assolado por alguns problemas de saúde, Cunha se dedicou obsessivamente a uma tarefa que iniciou ainda na cadeia: passar a limpo um dos capítulos mais importantes da história recente da política brasileira. Em outras palavras, sua participação ó fundamental e decisiva ó na queda de Dilma Rousseff.
Com a ajuda da filha mais velha, Danielle Cunha, de 33 anos, ele colocou no papel boa parte do que fez, falou e ouviu durante a ação que comandou.
Esse relato materializou-se nas 797 páginas de Tchau, Querida — O Diário do Impeachment, que será lançado pela editora Matrix no dia 17 de abril.No livro 2º a revista, Joesley Batista, foi peça fundamental para derrubada do PT.
Segundo Cunha, em outra ocasião, o ministro petista lhe ofereceu um cardápio de possibilidades para blindar Dilma, como proteção no Conselho de Ética e a chance de transformar Temer em ministro da Justiça. Não eram as primeiras ofertas, assegura Cunha.
De acordo com ele, o integrante do governo Dilma que ele mais detestava, José Eduardo Cardozo, já havia acenado com a chance de o emedebista indicar um ministro do STF, a tomar posse após a aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Em troca, Cunha seguraria a tramitação da chamada PEC da Bengala, o projeto que esticou até os 75 anos a idade de aposentadoria compulsória dos membros do Supremo.E se tudo isso ocorresse, a presidente Dilma teria 5 indicações o que lhe fortaleceria.Durante entrevista Cunha declara que Dilma tinha verdadeiro ódio por sua pessoa, mas que viveram ordinais momentos de armistício com a PTista.
0 Comentários