O Congresso seria transferido para território fluminense. Silveira defende, no texto da PEC, que "é inconteste que o Rio de Janeiro é mais Capital que Brasília" por abrigar "as bases de instituições federais e ministérios" e a maior quantidade de servidores federais do país.
Entre as inspirações citadas pelo deputado estão Bonn, ex-capital da Alemanha, que atualmente é cidade federal, sede de seis ministérios; Rússia, onde São Petersburgo é a segunda capital; África do Sul, que tem três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein); China, onde Pequim é a "capital do norte" e Nanquim a "capital do sul" e a Coreia do Sul, representada por Seul e Sejong.
No texto, ele explica que o presidente despacharia regularmente no Rio, a cidade federal, que teria de volta a sede dos ministérios. Para ele, isso amenizaria o problema do isolamento dos políticos em Brasília.
"Capitais distantes da população reduzem a prestação de contas", diz Silveira. "O Rio passa de problema à solução, vitrine da recuperação do Brasil". foi protocolada ontem e aparecerá no site da Câmara se obtiver 171 assinaturas.
Daniel Silveira é um dos deputados investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal.
0 Comentários